Olá, pessoal! Aqui é o Mairo Vergara com mais uma dica de inglês. E hoje, eu vou responder uma pergunta que eu recebi pelo Snapchat da Rosa Maria;
“Bom dia, Mairo. Eu tenho o hábito de estudar inglês de um modo passivo, eu absorvo bastante inglês, assisto vídeos, seriados, alguns documentários, meu celular está em inglês, assisto filmes, ou seja, tenho contato com a língua, passo tempo mesmo! Mas, há us dias atrás você falou sobre estou ativo também e eu não estou tendo esse estudo ativo de sentar e estudar textos, frases, etc! Eu gostaria de saber se só o estudo passivo é suficiente para aprender inglês? Faz um vídeo explicando sobre isso.”
Só estudo passivo adianta?
Então, só consumir a língua vai adiantar para o seu inglês evoluir? A resposta é a seguinte: depende do seu nível de inglês. No começo dos seus estudos, você precisa do estudo ativo e não adianta só ligar a TV. Você precisa sentar a bunda na cadeira e estudar, escutar e consumir muito inglês, como eu falo em todos os vídeos.
Quando você chega ao nível intermediário dá para dar uma diminuída no estudo ativo e se focar mais no passivo. Porque você já tem uma base para entender. Portanto, o seu entendimento vai servir de base para você entender o que não entende, sacou? Vou falar de novo: o que você compreende em um seriado ou um vídeo aliado ao contexto serve de base para absorver até o que você não entende. O inglês vira uma bolada de neve.
Estudo passivo x estudo ativo
Resumindo: no início, você precisa sentar a bunda na cadeira, ler e fazer listening, aquela base que eu sempre falo. Mas, depois de um tempo quando se atinge o nível intermediário/avançado, você pode focar no estudo passivo e fazer toneladas de listening e de leituras. Só não vai negligenciar um ou outro.
Mas, quando você chegou ao nível avançado e já consegue se comunicar em inglês e deseja apenas manter o seu conhecimento, basta realizar o estudo passivo.
Agora se você quer virar o Mestre dos Magos do inglês deve continuar com o estudo passivo e ativo mesmo no nível avançado. Porque sentar a bunda na cadeira por meia-hora ou uma hora todos os dias é o que vai dar mais resultado.