Mais uma vez venho aqui falar de um assunto amado e odiado pelos estudantes de inglês: phrasal verbs. Essas expressões, usadas no dia-a-dia de qualquer nativo, despertam o interesse e o temor dos estudantes. Mas por que? O número de phrasal verbs na língua inglesa é enorme e nenhum nativo conseguiria elencar todos, imagine então como é difícil para nós. Além disso, o que causa maior temor é o fato de não haver regras para saber o que cada phrasal verb significa.
Vários métodos de ensino da língua tendem a ensinar essas expressões, tão frequentes no idioma, sem contexto e através de listas. Desta forma, o aluno acaba se perdendo e não compreende o uso da estrutura de forma natural. Por isso, em nossos posts, sempre apresentamos qualquer phrasal verb com exemplos e explicações, para que você entenda a expressão, e não apenas a decore, o que a longo prazo seria perda de tempo.
Dito isto, hoje veremos um phrasal verb comum e simples de compreender: try on. Essa expressão junta o verbo try (tentar) e a partícula on. Mas por que ele é simples de entender? Porque seu uso é bem semelhante ao do verbo original. Try on é usado como experimentar ou provar uma peça de vestuário, ou seja “tentar”. Você verá nos exemplos como é bem tranquilo. E para que você guarde bem o uso da estrutura, é necessário que você pratique bem os exemplos que iremos apresentar aqui. Para potencializar os seus estudos e turbinar a sua memória, você pode usar uma ferramenta de repetição espaçada chamada Anki. Se quiser saber como o Anki funciona, leia nosso tutorial completo aqui.
Então vamos lá. Veja que a estrutura é usada como “experimentar”, tratando-se de roupas e vestuário em geral. Observe:
She went to the dressing room to try on the sweater.
Ela foi ao provador para experimentar o suéter.
Do you want to try on this dress?
Você quer experimentar esse vestido?
Try on those shoes.
Experimente aqueles sapatos.
Then the master asked him to try on the same suit – but this time a size much bigger than his own.
Então o mestre pediu que ele experimentasse o mesmo terno, mas dessa vez de um tamanho muito maior do que o dele mesmo.
One store showed native costumes which we were allowed to try on for $1.00.
Uma loja mostrou fantasias nativas, que nós podíamos experimentar por $1,00.
Try on anything you want for free.
Experimente o que você quiser de graça.
So try on the suit in the shop first and have a good walk around and stretch in it.
Então experimente o terno na loja primeiro e ande bastante e o alargue.
Could I try this dress on, please?
Eu poderia experimentar esse vestido, por favor?
(Note que no exemplo acima o phrasal verb foi separado. Isso acontece porque ele está em uma categoria de phrasal verbs que podem ou não ser separados pelo objeto (this dress) na frase.)
What a lovely dress! Why don’t you try it on?
Que vestido adorável! Porque você não o experimenta?
(Se lembram que eu falei que try on pode ou não ser separado pelo objeto da frase? Então, quando esse objeto é um pronome – it, he, she, me, etc – ele DEVE obrigatoriamente ser separado.)
It’s silly to buy something that expensive without trying it on.
É besteira comprar algo tão caro sem experimentá-lo.
(No exemplo acima temos uma estrutura interessante. O verbo try leva a partícula ing – trying- não para dar a ideia de algo contínuo, como comumente é usado. O ing foi usado aqui, pois toda vez que o verbo vem depois de uma preposição, ele obrigatoriamente leva essa partícula. No caso, a preposição da frase é o without.)
He tried the shoes on and said they were too tight.
Ele experimentou os sapatos e disse que eles eram muito apertados.
(Reparou no verbo tried? Ele é o passado de try.)
Viu como o uso do try on é simples? Agora é só estudar bastante essa expressão para ficar tudo bem claro na sua memória. Se você encontrar mais exemplos com esse phrasal verb, comente aqui. Se você gostou da dica, compartilhe o post! Mais pessoas podem gostar =)
Até a próxima!
BAIXE O MATERIAL DO POST