Esse é um assunto um pouco complicado de se falar a respeito, pois se trata de uma palavra que tem diferentes tipos de uso e acaba por confundir muita gente. Aprender a usar corretamente o that em todas as suas possibilidades é algo que você deve preferir aprender naturalmente pois as regras as vezes não são tão claras, sem contar que em uma situação é muito difícil se lembrar da regra e conseguir usá-la. Quando digo aprender naturalmente, quero dizer praticar muito o idioma e se acostumar com o mesmo. Nesse caso, o interessante é saber as possibilidades de uso do that e estudar vários exemplos dentro de cada uma delas. Hoje darei pelo menos 5 exemplos dentro de cada possibilidade.
Antes de irmos para as explicações e exemplos, quero chamar a sua atenção para algo que vai ser muito útil nos seus estudos. Estou falando das ferramentas SRS (Sistema de Repetição Espaçada). Esse tipo de ferramenta tem se tornado muito conhecida e usada por estudantes de idiomas, principalmente pela possibilidade de estar em contato diário com o conteúdo já estudado, desse modo você pode reter até 90% de tudo que estudo. Para saber mais sobre o assunto e usar este post de maneira eficiente veja o nosso artigo Como instalar e usar o Anki – Tutorial completo.
O primeiro uso do that e também o mais básico é quando that tem a função de demonstrar algo, nesse caso ele significa “aquele”, “aquela”. Nesse uso é importante notar que o that é usado para coisas que estão a uma certa distância do indivíduo, fora da sua área de alcance. Para entender isso de verdade a melhor coisa são exemplos, observe:
Look at that guy!
Olha aquele cara!
That is our house.
Aquela é a nossa casa.
Whose is that car outside?
De quem é aquele carro lá fora?
That boy is not your son.
Aquele garoto não é seu filho.
What’s that?
O que é isso aí?
(Note que neste exemplo quem o fala não possui o objeto, ou seja, está fora de seu alcance, ou a uma certa distância.)
O segundo caso que irei apresentar é o that como um advérbio de intensidade. Resumindo, nesse caso that vai significar “tão”, para dar ênfase em alguma característica. Veja os exemplos:
I’m young, but I’m not that bold.
Eu sou jovem, mas eu não sou tão ousado.
I know I’m not that tall.
Eu sei que eu não sou tão alto.
I’m not that smart.
Eu não sou tão inteligente.
I don’t think you are that bad. I also know I’m not that good.
Eu não acho que você é tão mau. Eu também sei que eu não sou tão bom.
He’s not that handsome.
Ele não é tão bonito.
O terceiro uso do that que veremos no post de hoje será o that traduzido como “que”. Esse é um dos usos mais comuns e é bem simples de entender. Vamos ver alguns exemplos logo abaixo:
The book that is here is mine.
O livro que está aqui é meu.
I’ve heard that things are going well.
Eu fiquei sabendo que as coisas estão indo bem.
He said that she dumped him.
Ele disse que ela o deixou.
I think that it’s good for them.
Eu acho que isso é bom para eles.
They keep saying that it’s cold.
Eles continuam dizendo que está frio.
Agora vamos para o nosso último uso do that. Esse também é o que causa mais dor de cabeça nos estudantes de inglês, as explicações existentes para esse caso são um pouco vagas então a recomendação é que você se acostume mesmo, através da leitura, listening, enfim, muito contato com o idioma. Mesmo assim, analisando os exemplos abaixo você vai notar que that significa isso ou esse, essa. Porém isso vai acontecer quando that estiver fazendo menção a um assunto anteriormente falado, vou dar os exemplos e explicar em cada um. Observe:
That‘s not my problem.
Isso não é problema meu.
(Para a pessoa ter falado isso alguém deve ter falado algo antes. Então você pode perceber que That=Isso, faz referência a um assunto anteriormente falado)
I don’t think that‘s a good idea.
Eu não acho que essa seja uma boa ideia.
(Aqui temos o mesmo caso do primeiro exemplo, é o tipo de frase em que alguém deveria ter falado algo a respeito antes. Aqui novamente that=isso, faz referência a ideia que alguém deu anteriormente)
Abaixo tem um pequeno diálogo onde o primeiro personagem dá uma ideia e o segundo responde usando that. Esse exemplo vai ajudar você entender melhor os exemplos anteriores.
Personagem 1: What about we go to the police, and tell them what we know?
Character 1: Que tal irmos na polícia e contar para eles o que nós sabemos?
Personagem 2: Yeah, of course, that would be great.
Character 2: Sim, claro, isso seria ótimo.
(That novamente significou isso, relacionando-se com a ideia anteriormente dada)
Yes, I was fishing, that is what I do for a living.
Sim, eu estava pescando, isso é o que eu faço para ganhar a vida.
(veja que aqui a mesma pessoa fala de um assunto, no caso ele fala que estava pescando, em seguida ele diz “…That is what I do for…” Esse that significa Isso, e faz menção ao que ele estava dizendo antes, sobre a pesca.)
That‘s the government’s commitment.
Esse/Isso é o compromisso do governo.
(Ninguém pode simplesmente falar isso sem que se saiba de que compromisso ele está falando. Logo, entendemos que a pessoa está falando de algo mencionado antes, por isso, that=isso.)
Chegamos ao fim da dica de hoje. Espero ter ajudado a sanar essa dúvida, e claro, se ainda restaram dúvidas, por favor, deixe o seu comentário abaixo, e compartilhe para que outras pessoas possam aprender conosco. Abraços.
BAIXE O MATERIAL DO POST