Até aqui você já aprendeu o que é input e como ele é importante no aprendizado do inglês. Vamos agora dar uma olhada em um exemplo do aprendizado do inglês com base em regras de gramática e então procurar entender um pouco sobre por que o aprendizado com regras tende a ser ineficiente se comparado ao aprendizado com base em input. A seguir você verá um trecho de um moderno livro didático de inglês, usado em muitos cursos tradicionais. O livro é totalmente em inglês, porém eu traduzi o trecho pra facilitar o entendimento.
Unidade 4: Gramática: adjetivos
Quando dois ou mais adjetivos são usados antes de um substantivo, os adjetivos seguem uma determinada ordem:
adjetivos opcionais: gerais / específicos
adjetivos descritivos: tamanho / idade / forma / cor / nacionalidade / material
Exemplo: They bought a lovely, stylish, large, old, rectangular, brown, English oak table. (Eles compraram uma mesa de carvalho inglês marrom, retangular, velha, grande, elegante e adorável.)
– na página seguinte –
Unidade 4. Exercícios:
Use os adjetivos na ordem correta antes de cada substantivo para criar frases:
Exemplo:
- beach – white, sandy, soft (A soft, white, sandy beach.)
- hotel – modern, large, expensive
- climate – sunny, warm, Mediterranean
- water – blue, clear, clean
No exemplo acima, o livro didático oferece um regra de gramática que dita a ordem dos adjetivos (tamanho, idade, forma, cor, nacionalidade e material) e apresenta apenas dois exemplos. Depois desses dois exemplos, espera-se que você seja capaz de fazer o exercício. Obviamente você não poderá fazer o exercício usando sua intuição (não há como obter tal intuição apenas com dois exemplos), ou seja, o livro quer que você use a regra. Você deve classificar os adjetivos em uma determinada categoria (“tamanho”, “idade”, etc.) e então colocá-los em ordem de acordo a regra. Resumindo, você tem que:
- Lembrar-se da regra (tamanho–idade–forma–cor–nacionalidade–material);
- Para cada adjetivo, responder a questão: “Este é um adjetivo de tamanho, idade, forma, cor ou nacionalidade?”;
- Ordenar os adjetivos de acordo com a regra.
Agora imagine fazer tudo isso enquanto você está escrevendo ou falando uma frase com dois ou mais adjetivos! Você consegue imaginar quanto tempo levará para criar tal frase? Com certeza será tempo suficiente para que a outra pessoa desista de conversar com você! No entanto, a pergunta que devemos nos fazer é: existe outra forma de aprender? E a resposta é SIM, você pode aprender através de métodos baseados em input, lendo e escutando inglês constantemente, o que fará com que você aos poucos obtenha um entendimento natural e intuitivo sobre o ordem dos adjetivos. Em vez de memorizar a regra e usá-la para construir sentenças, você pode simplesmente absorver frases corretas através de muita leitura e escuta, que com o tempo o seu cérebro irá imitá-las e a “regra” será naturalmente assimilada.