Hoje, eu vou falar um pouco sobre porque você não pode depender das regras de gramática na hora de aprender inglês, na hora de aprimorar o seu inglês.
O que é a gramática?
Sempre que eu falo nesse assunto é um pouco polêmica, mas, vou tentar explicar de maneira simples. Antes de tudo, você precisa entender que a gramática é a descrição de como são as coisas em uma língua. Ela descreve os fenômenos que acontecem no inglês. Só que a gramática vem depois da língua. Você fala desse jeito e a gramática descreve aquilo que acontece. O grande problema é você tentar aprender a gramática do inglês para aprender inglês. Isso não funciona para aprender a língua.
No português, você aprendeu a língua e depois a gramática. Quem sabe, a gramática tenha melhorado um pouco as coisas para você. A mesma coisa no inglês. Você aprende inglês e depois aprende a gramática do inglês, se quiser. E você não pode depender das regras da gramática.
Por exemplo: você fala “Big Blue Plastic Toy”, ou seja, grande brinquedo de plástico azul. E você não vai falar por “Plastic Blue Big Toy”. Os adjetivos não vão vir nessa ordem. Se você for na gramática vai encontrar uma regra para isso: a regra das ordens dos adjetivos. Eu sei falar a frase, mas não sei a regra. A regra diz que primeiro vai aparecer o adjetivo de tamanho, depois adjetivo de idade, adjetivo de forma, cor, nacionalidade e material. Por isso que se fala: “Big Blue Plastic Toy” nessa ordem. Essa é a regra.
Não depender de regras para falar ou entende o inglês!
E num método tradicional de ensino de inglês, você vai encontrar exercícios do tipo: “coloque os adjetivos na ordem certa”. Você vai olhar para frase, para os adjetivos e tentará analisar. Você vai preencher os espaços, o professor vai corrigir e você saberá a regra da ordem dos adjetivos. Mas, você depois vai à rua e dá de cara com um americano e tenta trocar uma ideia com ele. Tenta colocar a regra na pratica, mas, fica pensando na regra até que o cara acaba indo embora. Porque é humanamente impossível você pegar essa regra complicada e aplicar na hora de falar e entender inglês.
Mas, você pode perguntar como que eu sei que a ordem certa é “Big Blue Plastic Toy? E eu sei porque estudo através de “imput”, ou seja, eu estudo lendo muito, escutando muito e tendo muito contato com o inglês. E sempre que ouvir uma frase com estrutura de adjetivos em inglês estará na ordem certa, então sempre vou ouvir “Big Blue Plastic Toy”. Naturalmente e aos poucos, o meu cérebro vai se acostumando com a ordem correta. E eu falo a ordem correta, porque estou acostumado com ela e nunca tive contato com os erros.
Não tem como depender da regra para falar, escrever e entender o inglês. Ao invés de fazer um estudo baseado gramática da língua, faça um estudo baseado em se expor ao idioma que de fato você vai ter resultados muito mais expressivos.