Aqui é o Mairo Vergara com mais uma dica de inglês. E hoje, eu vou falar um pouco a respeito de uma dúvida muito comum: é possível se tornar fluente em inglês em apenas 4 meses? E a resposta simples é: inglês em 4 meses não dá, é praticamente impossível, a não ser em situações muito particulares.
Você aprendeu português em 4 meses?
Para ficar fluente em inglês ou qualquer outro idioma leva tempo. Lembra quando você era criança? Você não ficou fluente rapidinho. Quando você tinha 5 anos de idade conseguia se comunicar facilmente. Mas, pensa em quanto tempo você ficou em contato com o português desde que nasceu até se tornar fluente? É uma quantidade de tempo absurda. Por isso, a gente é tão fluente na nossa língua nativa, é uma habilidade da mesma forma que andar.
Levando isso em consideração, dá para entender que só estudando 4 meses em uma escola ou em curso não tem como ficar fluente. Você pode ficar com uma base muito boa, pode conseguir ler em inglês, mas, ficar fluente exige mais tempo. Você só se tornaria fluente em tão pouco tempo se já tivesse domínio de outras línguas e soubesse como aprender idiomas, se tivesse muito tempo livre e dedicasse muitas horas do seu dia ao estudo ou se fosse fazer um intercâmbio nos Estados Unidos e ficasse em contato com o inglês o dia todo. Nesses casos, daria para você ficar fluente em 4 meses. Mas, na maioria dos casos isso não acontece.
E ser fluente é poder viajar para os Estados Unidos e poder se comunicar por conta própria. E isso você atinge em dois a três anos de estudo regular com um bom método.
Um método adequado é o atalho!
Eu tenho um curso de seis meses, mas, isso não significa que você vai sair fluente. Eu defendo que no meu curso você terá muito mais resultado em seis meses do que em uma escola de idiomas, porque a disciplina que a gente exige é diária. Afinal, a gente é muito pé no chão e manda a real para o aluno, sendo que essa é uma das coisas mais legais do nosso curso.
Então, se você pensava que era possível ser fluente em 4 meses, não é possível. O que é possível é pegar um atalho: ao invés de estudar 2 anos em uma escola em seis ou 8 meses com um método adequado.