Home Estruturas do inglês Estruturas do Inglês #003: I was going to

Estruturas do Inglês #003: I was going to

74485
Estruturas do Inglês #003: I was going to

E aí pessoal, estamos no terceiro post da nossa série Estruturas do Inglês, onde buscamos ensinar estruturas prontas do idioma para tornar fácil a tarefa de se expressar usando o inglês. Como vocês já sabem, sempre defendemos o aprendizado através de frases completas, pois assim você cria um banco de dados aí na sua cabeça, que além de facilitar e te dar padrões prontos para uso, também possibilita que você crie novas sentenças, juntando pedaços do idioma que você já aprendeu anteriormente.

Nesta série, como nos outros posts, estaremos disponibilizando vários exemplos com áudio, os quais você pode estar adicionando ao seu Anki para revisar e reforçar na sua mente tudo o que aprendeu. Fazendo isso, você tem certeza de que não vai esquecer o conteúdo aprendido. Caso você não conheça o Anki ainda, leia aqui o nosso tutorial completo para entender como funciona esta ferramenta.

A estrutura que abordaremos hoje é I was going to. Acredito que um problema bem recorrente com a maioria dos estudantes da língua inglesa, é falar do passado no idioma. Digo isso porque tenho vários amigos que estão começando os estudos agora ou já tem algum tempo com o inglês, mas que ainda sofrem para se expressar no passado. I was going to é um padrão que vai contribuir para ajudar a resolver esse problema, pois é uma estrutura que depois de aprendida, não lhe fará quebrar a cabeça juntando peças gramaticais para expressar algo tão simples. Veja um exemplo abaixo:

I was going to say something but I forgot it.
Eu ia dizer alguma coisa, mas eu esqueci.

Se você traduzir as palavras isoladamente, vai ter “eu estava indo dizer…” como resultado, mas o sentido que a estrutura expressa é “eu ia dizer”. Preste bem atenção à estrutura e veja que depois de I was going to, colocamos um verbo no presente, no nosso exemplo foi o verbo say (dizer). Portando, você pode entender que I was going to = Eu ia. Se você quer dizer que “ia” alguma coisa, basta adicionar o verbo, Eu ia dormir = I was going to sleep.

Podemos usar a estrutura com qualquer outro pronome como por exemplo He, she ou it (Ele, ela, isto). Quando os pronomes forem we, they ou you (Nós, eles ou você), vamos somente trocar o was por were, veja um exemplo para entender melhor:

I knew you were going to go to the party.
Eu sabia que você ia ir para a festa.
(Ou, Eu sabia que você ia para a festa)

Então, tudo certo? vamos ver mais alguns exemplos agora, assim você pratica bastante o que já aprendeu. Vamos lá, veja os exemplos abaixo:

I told you he was going to come to the party.
Eu te disse que ele ia vir para a festa.

Jane said Sam was going to bring his sister with him, but he came alone.
A Jane disse que o Sam ia trazer a irmã dele com ele, mas ele veio sozinho.

I had a feeling that the vacation was going to be a disaster.
Eu tive um pressentimento de que as férias iam ser um desastre.

I knew you were not going to go to the party.
Eu sabia que você não ia para a festa.
(Literalmente: Eu sabia que você não ia ir para a festa)

I thought Sally was going to make a beautiful dinner.
Eu achei que a Sally ia fazer um belo jantar.

I always knew that regardless of anything I was going to go to college.
Eu sempre soube que independente de qualquer coisa, eu ia para a faculdade.
(Literalmente: eu ia ir)

I was going to do that, but I gave up.
Eu ia fazer isso, mas eu desisti.

She was going to tell me something nobody else knew.
Ela ia me contar algo que ninguém mais sabia.

Pronto pessoal, por hoje é só, espero que a dica tenha sido útil. Se você gostou, compartilhe este post, mais pessoas podem se interessar pelo conteúdo. Não se esqueça de deixar o seu comentário também. Até a próxima dica.

Conteúdo grátis

BAIXE O MATERIAL DO POST(PDF+MP3) PARA ESTUDAR QUANDO E COMO QUISER.