Hoje, eu vou compartilhar um assunto muito legal. Eu vou contar a história de como eu aprendi inglês, que veio como uma sugestão dos meus leitores.
Eu aprendi inglês utilizando indiretamente o método que hoje em dia eu uso para ensinar inglês. Há muito tempo, eu estudava japonês e, ao mesmo tempo, eu tinha muito contato com o inglês por causa do videogame. Eu não estudava o idioma, mas, jogava games em inglês, entrava em sites para pesquisar, gostava de bandas da Inglaterra, tinha muito contato e conseguia me virar.
Após alguns anos, estudando japonês eu comecei a fazer faculdade. Eu não estava considerando fazer faculdade na cidade de Londrina, onde eu morava, porque não tinha o curso de japonês e até pensei em fazer em Brasília por causa de alguns parentes, mas, acabei não indo. No entanto, a Faculdade de Londrina oferecia um intercambio com o Japão desde que você estivesse matriculado em algum curso. Então, entrei na faculdade para estudar inglês na Faculdade de Letras, com objetivo de conseguir a bolsa para ir para o Japão.,
Errando no japonês que eu aprendi o inglês..
No meu segundo ano de faculdade, eu prestei a prova e consegui a bolsa de estudos para o Japão. Mas, entre estudo de inglês, japonês e a ida para o Japão, eu estudava o idioma de maneira tradicional com foco na fala e na escrita. E dava certo, porque eu era muito dedicado. Só que quando eu cheguei ao Japão, eu descobri que o problema que impediu a minha grande fluência foi a minha limitação em entender o japonês falado. Aos poucos, eu fui percebendo que o que era realmente importante era compreender. Não adiantava ficar treinando a fala ou a escrita se eu não entendia o que os outros falavam. Era como se o entender fosse um teto que limitava todo o resto.
Enquanto eu fazia tudo isso no japonês, eu apenas consumia o inglês. Então, a minha capacidade de entender o inglês ia aumentando de forma inconsciente. E em um momento, eu entendia tanto o inglês que conseguia me comunicar tranquilamente. Aos poucos, eu fui pesquisando como se estudam línguas, fui observando os métodos que os poliglotas utilizavam e descobri que a grande sacada era desenvolver a capacidade de entender.
Então, como eu aprendi o inglês?
Lendo e estudando por muitos anos. Mas, não é da mesma forma que eu ensino. Porque da forma que eu ensino, você vai optar o mesmo resultado que eu tive em menos tempo. Afinal, você vai estudar todos os dias.
Em resumo, eu aprendi inglês lendo e escutando até que chegou o momento que entendia tudo o que falavam e conseguia me comunicar. E a partir dai, eu só fui aperfeiçoando o meu inglês cada vez mais.
Para resumir o método de ensino Mairo Vergara, é basicamente dessa forma. Eu aprendi lendo e escutando e ensino da mesma forma. E assim é mais fácil aprender, simples para estudar e os resultados vem. Deu certo comigo e se você fizer isso vai dar certo também.
De maneira resumida foi assim que eu aprendi inglês. No fim das contas, eu precisei decidir se seria professor de inglês ou japonês e optei pelo inglês. Já que no inglês existem muito mais coisas que eu gosto de consumir do que o japonês.