Aqui é o Mairo Vergara com mais uma dica de inglês. E hoje, eu vou falar sobre como aprender inglês viajando para os Estados Unidos, mas, essa dica também serve para qualquer outro país que fale inglês, como a Austrália, a Inglaterra, entre outros.
Tem duas maneiras básicas de fazer isso. A primeira coisa para você que quer ir para os Estados Unidos para aprender inglês é estudar um pouco antes de viajar, é essencial ter uma base antes de ir para lá.
Viajar sabendo pouco inglês:
A primeira abordagem é viajar para os Estados Unidos para um ambiente de imersão em inglês. Isso significa que você vai ficar numa casa de família ou em um local, onde vai falar inglês o tempo todo desde o momento em que acordar até ir dormir. Se esse é o seu tipo de intercambio, você pode atingir um nível de inglês no Brasil e viajar para Estados Unidos e ficar o máximo de tempo possível. Pode ter certeza que você vai dar um salto gigantesco no inglês.
Viajar para aperfeiçoar o seu inglês:
A segunda abordagem, que é a mais comum, é quando você vai viajar só que para uma experiência de imersão menor, ou seja, quando vai para passear, estudar com outros brasileiros, etc. A pessoa vai para outro país, tem muito contato com brasileiros e um pouco menos com americanos. Então, você precisa estudar o máximo possível de inglês antes da sua viagem.
Eu recomendo que você estude de dois a três anos de inglês com foco na compreensão oral, ou seja, no inglês falado. Se você estudar bem, com disciplina e dedicação vai estar entendendo muito o inglês a sua volta. E caso você não tenha esses dois ou três anos, estude o que tempo que tiver mesmo que seja seis meses com foco na compreensão oral antes de ir para lá.
Porque quando você chegar lá não ficará perdido, já que passou muito tempo treinando o seu ouvido e irá entender. A partir do momento que você consegue entender, vai dar algum jeito de falar de volta. Se não, quando você entrar em uma loja para comprar um relógio, o vendedor vai dizer um monte de coisas, você não vai entender e, literalmente, “dará merda”. Travou a sua comunicação. Então, para evitar esse problema trate de ir para lá com o seu ouvido treinado.
Com o ouvido treinado, você vai ler e entender tudo e, aos poucos, vai soltando a sua comunicação. Pois, você terá ido para aperfeiçoar o seu inglês e não para aprender e, consequentemente, terá um resultado muito melhor.
Basicamente, são essas duas as abordagens que eu recomendo. Você pode fazer variações delas, procurar outras, mas, o importante é você entender esses conceitos: ou você vai para uma imersão completa com uma base pequena de inglês (o que dá certo) ou vai para um local com uma imersão pequena de inglês com uma base muito grande inglês e ouvido muito treinado. Mas, não faça aquela coisa de viajar para o exterior sem estudar nada de inglês e conviver nos Estados Unidos o tempo inteiro com brasileiro, que você estará apenas jogando dinheiro fora.