Há muito tempo, existia um mestre lenhador e um discípulo desse lenhador. Após muitos anos, o discípulo chegou a conclusão que por ser mais jovem e por ter treinado tanto já havia superado seu mestre e resolveu chamá-lo para um desafio: descobrir qual dos dois poderia cortar mais árvores dentro de um determinado tempo.
Quando começou a competição, o discípulo pegou o machado e começou a cortar as árvores enlouquecidamente, enquanto o mestre permanecia em um canto sem fazer nada. Ao perceber a situação, o discípulo estranhou a falta de ação do seu mestre, mas, continuou cortando as árvores sem parar. Depois de algum tempo, os dois enceraram o desafio. Mas, o mestre havia cortado muito mais árvores e o discípulo ao ver aquilo não acreditou: “como ele cortou mais do que eu, sendo que estava parado o tempo todo?”.
Sem entender, o discípulo se dirigiu ao mestre: “Mestre, o que você estava fazendo aquele tempo todo enquanto eu cortava tantas árvores”?. E o mestre respondeu: “eu estava lá sentado, afiando o meu machado”.
Moral da história: o discípulo cortou diversas árvores com um machado mais ou menos afiado e cortou algumas árvores, enquanto o mestre com o machado muito bem afiado cortou tudo muito mais rápido.
E qual é o sentido de tudo isso?
Muitas vezes, a gente precisa fazer as coisas como o mestre, é hora de afiar o machado para lá na frente cortar muito mais árvores. Só que às vezes, o nosso comportamento normal é pegar um machado sem estar afiado e sair cortando árvores como um louco.
E como isso se relaciona no nosso estudo de inglês?
No inglês, é mais ou menos o seguinte: quando eu comecei a estudar línguas no passado, eu estava muito focado em treinar a minha fala e a minha escrita sem dar atenção para a compreensão e a capacidade de ler. Mas, treinar a sua compreensão oral e a sua leitura é afiar o seu machado. E em longo prazo, quando você começar a treinar a sua fala, o seu machado que é a sua capacidade de entender vai estar tão alta que vai catapultar a sua fala, porque quando você entende inglês fica muito mais fácil falar.
Você começa a consumir muito inglês, assistir seriados, filmes, escutar podcasts e vai entrando muito inglês na sua cabeça e a partir daí, se treinar a fala essa capacidade decola. Ou seja, você afiou o seu machado e lá na frente, como o grande mestre lenhador, você vai tanto entender quanto falar inglês muito melhor.